sábado, 13 de novembro de 2010

Trabalho apresentado no II SIEPE Uruguaiana RS 2010

 MUSEU Dr. CARLOS BARBOSA: ESPAÇO DE MEMÓRIA E REFLEXÃO

Rodrigo da Costa Segovia1
Vera Teresinha Curtinaz da Silva2
Maurício Aires Vieira3

Introdução:
Este trabalho pretende ressaltar a importância do Museu Dr. Carlos Barbosa de Jaguarão RS como espaço de memória e reflexão, no ensino da história local e foi desenvolvido no primeiro semestre de 2010 na disciplina de Seminário Integrador. O museu Dr. Carlos Barbosa, leva este nome em homenagem ao proprietário da casa, doutor e político da cidade de Jaguarão, localiza-se na área central da referida cidade e chama a atenção pela estrutura física e por ser uma casa em estilo eclético, onde é utilizado decorações da mitologia clássico-romano. Destacamos que essa casa se sobressaía em sua época, pois esta possui banheiro interno e quartos com pinturas apropriadas para cada estação do ano. Assim como também foi a primeira residência a receber energia elétrica e o primeiro telefone do estado Rio Grande do Sul graças à influência do Dr. Carlos. Salientamos que a mesma encontra-se como se fosse habitada até os dias de hoje e não sofreu restauro interno.
Metodologia:
Com o objetivo de analisar o contexto histórico, realizamos visitas e entrevista descritiva com uma funcionária do museu que nos relatou a história de sua fundação e as intenções para o qual foi criado. Com o intuito de ressaltar o espaço de memórias que residem nos museus fomos instigados a realizar este trabalho. Sabendo-se que os museus guardam acervos e memórias de determinadas épocas, faz-se necessário ressaltar a importância dos mesmos nos dias atuais.
Resultados:
Trabalhando com esta metodologia, foi possível conhecer a histórias do museu assim como a trajetórias de vida do Dr. Carlos Barbosa. A residência foi construída no ano de 1886 e seus últimos habitantes foi à família do Dr. Carlos Barbosa, a qual era composta de esposa e filhos. Destacamos que a residência foi transformada em museu no dia 26 de maio de 1975 e tem como mantenedor a fundação que leva também o nome do então medico e político Carlos Barbosa. Outro destaque é que está se mantém intacta como se ainda houvesse pessoas residindo na mesma. Também ressaltamos que em quanto político foi governador do estado RS e assim legislando de sua residência.
Conclusão:
O que se busca com este tipo de trabalho, é ressaltar o espaço dos museus e a importância que os mesmos têm na construção da história. Para tanto é necessário um comprometimento das pessoas em relação à preservação deste espaço. Destacamos que o museu é um local que está permeado de histórias, onde nos possibilita a compreensão sobre a formação da historia local e regional. E também torna possível a compreensão de que as histórias não se constituem apenas nos fatos e heróis descritos nos livros, mas que são feitas por pessoas reais, onde perduram suas memórias nos museus.



Palavras chave: Museu, acervos, memórias

1-Acadêmico do Curso Tecnologia em Gestão de Turismo UNIPAMPA-Jaguarão RS
2-Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia UNIPAMPA-Jaguarão RS
3- Professor Dr. da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA – Jaguarão RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário