domingo, 14 de novembro de 2010

II SIEPE- II SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO

Equoterapia como Alternativa Terapêutica para Portadores de Necessidades Especiais em Jaguarão-RS



Vera Teresinha Curtinaz da Silva1
Adriana Garcia Cabaldi Carvalho2
Silvia Nara Siqueira Pinheirro3
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa ressalta a importância da Equoterapia como alternativa terapêutica para os portadores de necessidades especiais, os quais serão aqui denominados “praticantes de Equoterapia”. Esta prática é realizada com seis crianças com idade média de sete anos e três meses assistidos pela APAE de Jaguarão/RS, sob a orientação de uma psicóloga e uma psicopedagoga. Para desenvolvê-lo realizamos observações, entrevista com pais e com as profissionais.A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais. (ANDE,1989).Os recursos financeiros são provenientes da APAE, e o espaço físico e o puxador, são cedidos pelo 12°RCMEC.
MATERIAIS E MÉTODO
Esta pesquisa aborda uma investigação descritiva, tendo como amostras seis crianças em um total de sete, pais e profissionais da APAE, num período de seis semanas. Foram construídos dois instrumentos, um contendo perguntas abertas para pais e outro para os profissionais. Utilizamos também, um roteiro de observação das sessões de Equoterapia que acontecem às quintas-feiras, a partir das 13h30min, com duração média de 20m para cada praticante e, também registro de fotos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados a seguir referem-se à análise das entrevistas realizadas com as profissionais da APAE as quais nos relataram que a Equoterapia, tem ajudado os práticantes na valorização da auto-estima, na autonomia, à resolução de problemas de conduta. Para elas às melhoras mais notáveis são no equilíbrio, o caminhar, pois algumas crianças não andavam sozinhas, problemas motores e a auto-estima.Segundo quatro mães a melhora mais visível é em relação ao comportamento,pois percebem que eles ficam mais calmos; duas afirmam que o desenvolvimento motor é a melhora mais notável, pois seus filhos não caminhavam antes da equoterapia. A presença viva, concreta e afetiva do cavalo, mobiliza no praticante diversos sentimentos e emoções. Sendo assim, não se devem considerar apenas os estímulos sensoriais e psicomotores durante o cavalgar, mas, sobretudo a relação afetiva que se estabelece entre o praticante e o animal.
CONCLUSÕES
Os profissionais empenham se para realizar um bom trabalho,demonstram extrema preocupação, tanto no que refere se ao comparecimento às sessões, quanto no desenvolvimento de cada um. Um ponto negativo é a falta de interação entre os acompanhantes dos praticantes e entre estes.Quando um começa a sessão, o outro já foi embora, pois a interação e a troca de experiências entre pais e praticantes, seriam mais um ganho no desenvolvimento. Evidenciamos a necessidade de um maior investimento tanto no espaço fisico como financeiro e também apoio por parte de outras entidades para a continuidade deste trabalho.Podemos concluir que a equoterapia possibilita o desenvolvimento da área sensorial, psicomotora e afetiva das crianças portadoras de necessidades educativas especiais.
1-Acadêmica do curso Licenciatura em Pedagogia UNIPAMPA- Campus Jaguarão
2-Acadêmica do curso Licenciatura em Pedagogia UNIPAMPA- Campus Jaguarão
3-Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA-Campus Jaguarão

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